quarta-feira, 18 de junho de 2008

Bridge

Bridge ou ponte, é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais, ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo Ethernet ou token ring.
Um bridge ignora os protocolos utilizados nos dois segmentos que liga, já que opera a um nível muito baixa do modelo OSI; somente envia dados de acordo com o endereço do pacote. Este endereço não é o endereço IP (Internet Protocol) mas o MAC (media access control) que é único para cada placa de rede. Os únicos dados que são permitidos atravessar uma bridge são dados destinados a endereços válidos no outro lado da ponte. Desta forma é possível utilizar um bridge para manter um segmento da rede livre dos dados que pertencem a um outro segmento.
É frequente serem confundidos os conceitos de bridge e concentrador (ou hub); uma das diferenças, como já enunciado, é que o pacote é enviado unicamente para o destinatário, enquanto o hub envia o pacote em broadcast.
Origem:

Sem comentários: