segunda-feira, 16 de junho de 2008

Topologia.

A topologia de uma rede descreve como é o layout do meio através do qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ele. Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

Barramento
Nesta topologia todos os computadores estão ligados a um cabo continuo que termina em ambas as extremidades por uma pequena ficha com uma resistência ligada entre a malha e o fio central do cabo vantagens - é muito fácil a sua utilização, relativamente económica; utilização de menos cabos desvantagens - dificuldade de mudar e/ou mover nós; a interface é passiva - baixa tolerância a falhas, uma vez que, se o cabo partir a rede fica inoperante, seja qual for o ponto de ruptura do cabo; dificuldade em diagnosticar falhas e erros.

Anel ou Ring
Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte.
Características:
Dados circulam de forma unidireccional; - Os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um repetidor em cada estação; - Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados; - Há uma queda na contabilidade para um grande número de estações; - A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede; - É possível usar anéis múltiplos para aumentar a contabilidade e o desempenho.

Estrela ou star
As redes em estrela, que são as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par trançado e um hub como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Claro que esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os hubs costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre si por switches ou rodeadores. Em inglês é usado também o termo Star Bus, ou estrela em barramento, já que a topologia mistura características das topologias de estrela e barramento.

Árvore
A topologia em árvore é essencialmente uma série de barras inter conectadas. Geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam. Esta ligação é realizada através de derivadores e as conexões das estações realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padrão.
Cuidados adicionais devem ser tomados nas redes em árvores, pois cada ramificação significa que o sinal deverá se propagar por dois caminhos diferentes. A menos que estes caminhos estejam perfeitamente casados, os sinais terão velocidades de propagação diferentes e reflectirão os sinais de diferente maneira. Em geral, redes em árvore, vão trabalhar com taxa de transmissão menores do que as redes em barra comum, por estes motivos.
Origem:

Sem comentários: